Momentos em fotosNa década de 60, Cândido Mota contava com apenas uma unidade de saúde, que atendia àqueles que detinham de recursos financeiros. Enfrentando muitas dificuldades, entre elas o transporte dos pacientes para realização dos atendimentos na Santa Casa de Assis, cidade vizinha a 10 km de distância, um grande movimento de lideranças locais religiosas, políticas, empresariais, produtores rurais se juntou aos próprios cidadãos cândido-motenses, para a criação de um hospital que oferecesse assistência à saúde gratuita.

Assim, em 28 de março de 1972, foi proposta a fundação de uma unidade hospitalar, cujo nome inicial era Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora das Dores, que visaria à necessidade da população cândido-motense mais carente e desprovida de atendimento na saúde. Na oportunidade, houve a aprovação do primeiro Estatuto Social e a formação de uma Diretoria Administrativa sob um hospital já constituído juridicamente, tendo Lorival José de Almeida como o primeiro Provedor.

À época da implantação do loteamento Parque Lorival José de Almeida, acolhendo pedido do então Prefeito Municipal Lorival José de Almeida, o empresário agrícola Plínio José Torres doou dois amplos terrenos à Casa das Meninas Nossa Senhora das Dores, dirigida pela Congregação Irmãs de São Caetano, administradora da Entidade nos primeiros anos de constituição. 

Com a obtenção dos terrenos, a edificação do prédio iniciou-se em 3 de fevereiro de 1974, com participação de colaboradores públicos municipais e vários voluntários da própria comunidade, trabalhando em mutirões, coordenados pelo mestre de obras e chefe do Departamento de Obras da Prefeitura Municipal, José Tófoli.

Desde o princípio foram desenvolvidas inúmeras ações promocionais, com o propósito de arrecadar recursos financeiros para erguer o prédio da Santa Casa, conforme o projeto arquitetônico de Osmar Scudeller. Então, na data de 26 de outubro de 1980, foi inaugurada a Associação de Caridade da Santa Casa de Misericórdia “Imaculada Conceição”, em celebração com presenças da Irmandade Fundadora, bênçãos das autoridades religiosas e grande público prestigiando esse evento histórico.

A data oficial de fundação e instalação da Santa Casa de Cândido Mota é 7 de outubro de 1981, tendo sede própria à Rua Alberto Scudeller, 12, Parque Prefeito Lorival José de Almeida, na cidade de Cândido Mota, estado de São Paulo.

Desde então, guiada pelos seus preceitos estatutários, a Santa Casa de Cândido Mota esmera-se na assistência à saúde, assistindo mais de 32 mil usuários de Cândido Mota e região.

 

A Santa Casa de Cândido Mota está há mais de 38 anos, prestando assistência hospitalar à saúde à população de Cândido Mota e região, a todos que procurarem pelos seus serviços, principalmente aos mais carentes.

MISSÃO → Prestar assistência hospitalar sem distinção, promover educação e ações sociais na área da saúde.

VISÃO → Ser referência em saúde, buscando excelência e atendimento humanizado nas diversas áreas; particulares e convênios privados; priorizando o Sistema Único de Saúde (SUS). 

VALORES → Acolhimento, Ética, Respeito e Competência.