Afim de que as atividades do hospital não sejam comprometidas e, principalmente, para a promoção do conforto e da adequada recuperação dos nossos usuários, existem algumas orientações que pacientes, acompanhantes e visitantes devem seguir.

Tal política se baseia na Portaria 1.820, de 08/2009-MS; na Lei 10.406, de 01/2002; Lei 2.848, de 12/1940; e na Constituição Federal de 1988. Contamos com a colaboração de todos!

 

AOS PACIENTES E ACOMPANHANTES

Unidade de Pronto Atendimento Unidade de Internação

A recepção do pronto atendimento está 24 horas disponível para atender àqueles que necessitam de assistência médica. Para realizar o registro:

 

É OBRIGATÓRIO a apresentação de documento de identificação pessoal (RG, CPF, CNH, Passaporte etc) do usuário, além da Carteira Nacional de Saúde, para atendimentos via convênio público do SUS.

 

Para convênios privativos (IAMSPE, UNIMED, São Francisco etc), deverá ser apresentado, além de documento de identificação pessoal (RG, CPF, CNH, Passaporte etc), a carteirinha do respectivo convênio.

 

Para atendimentos particulares, apresentar somente documento de identificação pessoal (RG, CPF, CNH, Passaporte etc).

A autorização para a internação é realizada na recepção do pronto atendimento . Para realizar o registro:

 

Quando feito pelo próprio usuário, deverá ser apresentado documento de identificação pessoal (RG, CPF, CNH, Passaporte etc), juntamente com a Carteira Nacional de Saúde do SUS e/ou a carteirinha do respectivo convênio.

 

Quando feito por um acompanhante, o mesmo deverá apresentar documento de identificação pessoal (RG, CPF, CNH, Passaporte etc) , juntamente com documento de identificação pessoal (RG, CPF, CNH, Passaporte etc) , a Carteira Nacional de Saúde do SUS e/ou a carteirinha do respectivo convênio, do usuário a ser internado.


  • Recomenda-se trazer objetos de uso pessoal (pente/escova de cabelo, escova e pasta dental, toalha de banho, sabonete etc). Para pacientes acamados, importante também trazer fraldas e produtos para a pele (cremes, pomadas etc).
  • Se o paciente segue alguma dieta, a equipe de nutrição deverá ser informada. Avisar também a equipe de enfermagem se o paciente possuir algum tipo de alergia ou alguma recomendação importante à sua saúde. Caso faça uso de medicação, a mesma deverá ser trazida e entregue à equipe de enfermagem.
  • Qualquer comodidade como televisão, rádio, ventilador etc, que o paciente queira ter no quarto, deverá ser autorizada pela recepção, a fim de evitar transtornos.

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AOS VISITANTES

Algumas condutas devem ser adotadas pelos visitantes durante o tempo que estiverem na Santa Casa:  

 

  •  Respeitar o direito dos demais pacientes, acompanhantes, colaboradores e prestadores de serviços, que deverão ser tratados com respeito e cordialidade;
  •  Informar na recepção, o nome do paciente que irá visitar;
  •  Respeitar os horários das visitas;
  •  Respeitar o limite de visitantes autorizados por tipo de convênio, principalmente quando for quartos coletivos;
  •  Respeitar os horários das trocas de acompanhantes;
  •  Não trazer alimentos ao paciente sem ordem médica, da enfermagem ou da equipa de nutrição;
  •  Respeitar a proibição de fumo, derivados do tabaco e bebidas alcoólicas nas dependências internas e externas, conforme legislação vigente (Portaria 1.820/2009-MS);
  •  Criança abaixo dos 12 anos de idade poderá entrar somente acompanhada por um responsável;
  •  Se possível, evitar trajes pequenos ou curtos, calçados abertos ou rasteiros, a fim de prevenir contaminações comuns de ambientes hospitalares;
  •  Não circular pelo Hospital sem necessidade, evitar ficar nos corredores, falar baixo;
  •  Contribuir com a segurança e a limpeza do ambiente.