Placas solares 2A Associação de Caridade da Santa Casa de Misericórdia “Imaculada Conceição” de Cândido Mota inicia etapa final da instalação de 144 painéis solares fotovoltaicos, visando a otimização do sistema de energia e, consequentemente, a redução dos custos que hoje está em torno de 18 mil reais por mês .

Placas solares 1

Com recurso de 400 mil reais indicado pelo Deputado Estadual Sebastião Santos em 2020, que visitou a Entidade no último dia 13 de maio, o projeto foi divido em fases de aquisição dos equipamentos, instalação e ligação, sendo orientado e fiscalizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Regional da Saúde, a DRS IX de Marília.

Atualmente, a Entidade aguarda autorização da empresa Energisa, para iniciar o uso das placas solares, visto que algumas adaptações foram necessárias devido ao porte do hospital, cuja projeção dos benefícios terá início após dois meses dos equipamentos já funcionando.

Em 2018, a Santa Casa de Cândido Mota participou do Programa de Eficiência Energética, desenvolvido pela empresa Energisa Sul-Sudeste, por intermédio do Programa de Eficiência Energética da Aneel, no qual foi realizada a troca de lâmpadas incandescentes por lâmpadas LED e, implantação de sistemas fotovoltaicas e de aquecimento de água.

O deputado estadual Sebastião Santos, esteve visitando o município de Cândido Mota na última semana. Na ocasião, ele foi recebido pelo prefeito Eraldo Pereira e pela vereadora Regina Jabur, que juntamente com o provedor da Santa Casa de Misericórdia ‘Imaculada Conceição, José Augusto, e superintendente Maria Holanda Cardoso, apresentaram o sistema de captação de energia solar, através das placas fotovoltaicas instaladas no hospital, com recursos enviados pelo parlamentar.

"...Agradeço a todos os amigos de Cândido Mota, a vereadora Regina Jabur, a equipe da Santa Casa, que sonhou junto com a gente e realizou este sonho, de zerar o custo de energia, pois nos próximos 25 anos, passa a ter condições de planejar e gastar, seja na geração de empregos ou em outros gastos de manutenção. Nosso objetivo é ajudar a cidade, que hoje, o prefeito Eraldo governa muito bem. Parabéns pelo trabalho a frente do Poder Executivo, e por participar junto na realização dos sonhos, pois este é nosso papel na Assembléia Legislativa junto ao Governo do Estado”, disse Sebastião Santos.

O provedor da Santa Casa, José Augusto, também agradeceu ao deputado e destacou o trabalho do prefeito Eraldo e da equipe do hospital para a instalação das placas fotovoltaicas. “Quando estivemos no gabinete do deputado Sebastião Santos, o prefeito Eraldo, na época, era vereador e funcionário da Santa Casa. Apresentamos o projeto e fomos agraciados com a verba para este benefício, que hoje vai gerar uma economia em torno de R$ 15 mil por mês para nossa Santa Casa. Então, agradeço o carinho do deputado pela nossa instituição, ao Eraldo Pereira pela determinação e parceria, e nossa equipe da Santa Casa pelo apoio, e a vereadora Regina Jabur, que é a representante do Sebastião Santos no município..."

O Diário do Vale - Redação

Fonte: O Diário do Vale.
Leia a matéria também em O Diário do Vale.

Atualização em 19/05/2022.