Atendimento psicológico home

Trabalhar na área da saúde é um feito para pessoas resistentes e com força de vontade, conscientes de que o seu dia a dia é uma batalha a favor da vida, ainda mais para quem vivencia a rotina dentro de uma unidade hospitalar. É de grande importância proporcionar apoio psicológico aos profissionais da saúde, pois lidam com diversas questões ao longo da jornada de trabalho, acarretando grande carga emocional.

O benefício do apoio psicológico vai além de manter o colaborador engajado para uma melhor assistência aos usuários, também contribui efetivamente para o equilíbrio pessoal de cada indivíduo, que consegue manter a mente com mais foco, uma vez que há um lugar de escuta a ele, a fim de que seu sofrimento psíquico possa ser aliviado, evitar o estresse do cotidiano e melhor a capacidade de atenção e, podendo assim, lidar com as adversidades que o trabalho impõe, uma vez que se lida com vidas.

Um profissional de psicologia em unidades hospitalares traz conforto, pois é um espaço onde o colaborador pode ser ouvido sem qualquer julgamento ou conceito. Com isso, melhora o compromisso na resolução de conflitos internos inerentes das relações humanas.

E, é com esse pensamento que a Santa Casa de Cândido Mota, em parceria com a profissional de psicologia Jaqueline Pedroso (CRP 06/174992), tem proporcionado períodos de reflexões, de conversas, de ter um momento só do(a) colaborador(a), a quase um ano, voluntariamente, por consequência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Sou profissional da saúde e tive o privilégio de receber atendimento na Santa Casa de Cândido Mota, entidade na qual trabalho a quase 15 anos. Foi oferecido a todos os colaboradores que quisessem ser atendidos. Considero indispensável a presença de uma psicóloga em unidades de saúde, para atender os profissionais que aplicam técnicas para melhoria da saúde ou mesmo restabelecendo a vida.” (Depoimento anônimo de um colaborador).

A Santa Casa de Cândido Mota entende que uma boa saúde mental traz um estado de bem estar a cada pessoa, contribuindo e proporcionando viver de maneira plena, que envolva vários aspectos do físico.

Leia a matéria também em O Diário do Vale.

Atualização em 30/03/2022.

Atendimento psicológico Jaqueline PedrosoConheça um pouco a profissional de psicologia, Jaqueline Pedroso.

Sou Jaqueline Pedroso, mulher, mãe, psicóloga e apaixonada pelo poder que a psicologia tem em transformar histórias. Acredito que a atenção psicológica pode te ajudar a viver uma vida mais tranquila e saudável, pois quando você realmente se conhece, consegue fazer escolhas mais assertivas e, lidar de forma positiva com as suas emoções.

Atuo profissionalmente na área clínica e desde maio de 2021, realizo trabalho voluntário na Santa Casa de Cândido Mota, dando suporte aos profissionais da saúde, que dentre os muitos temas trazidos por eles, o que mais surgiu e ainda surge, é a morte.

A pandemia realmente aproximou as relações das pessoas com a morte, mais do que a finitude que nos acompanha dia a dia, sem nos darmos conta. Essa relação trás com ela, o medo, o pavor, o desespero, uma profunda tristeza, a culpa, o desamparo, dentre muitos outros sentimentos.

Com a morte do meu pai, senti de fato a dor que tanto era e ainda é trazida nas sessões. Então, se você está passando por isso ou conhece alguém que está vivenciando, não deixe de buscar pelo processo terapêutico. Eu também busquei!

Não deixe de se escutar, não guarde tudo para si mesmo. Se permita sentir e vivenciar essa dor. Você não precisa passar por isso sozinho. Procure por um profissional competente.

Jaqueline Pedroso – Psicóloga Clínica

CRP nº 06/174992