Na quinta-feira de 7 de outubro, a Associação de Caridade da Santa Casa de Misericórdia “Imaculada Conceição” comemora 40 anos de prestação de serviços de saúde à população de Cândido Mota.

40 anos home

A IDEALIZAÇÃO DE UM SONHO

Ter um hospital público no município de Cândido Mota foi uma ideia ambiciosa, difundida por um grupo de pessoas ativas da sociedade na década de sessenta, uma vez que a maioria da população era socorrida pela Santa Casa de Assis.

Em decorrência do aumento da urbanização e das muitas dificuldades de realizar o transporte de pacientes para os atendimentos na cidade vizinha, Lorival José de Almeida e sua esposa Leonilda Pereira de Almeida, iniciaram um grande movimento em conjunto às lideranças locais, culminando na fundação de um centro hospitalar gratuito para atender a população desprovida de assistência à saúde.

40 anos home 5À época da implantação do loteamento “Parque Lorival José de Almeida”, o empresário agrícola Plínio José Torres acolheu pedido do prefeito municipal Lorival José de Almeida, e doou dois amplos terrenos à Casa das Meninas Nossa Senhora das Dores, dirigida pela Congregação Irmãs de São Caetano, administrantes do hospital nos primeiros anos de fundação.

Inicialmente nomeada “Santa Casa de Misericórdia Nossa Senhora das Dores”, teve Antônio Alfeu Cavina como o primeiro presidente, e Lorival José de Almeida, primeiro provedor.

A construção do prédio iniciou-se em 3 de fevereiro de 1974, conforme projeto arquitetônico de Osmar Scudeller, com maciça participação de colaboradores públicos e voluntários, sob regime de mutirão. Inúmeras ações promocionais e parcerias com o Poder Público foram realizadas para finalizar a obra, inaugurada em 26 de outubro de 1980, já sob o nome de Associação de Caridade da Santa Casa de Misericórdia “Imaculada Conceição”.

A data oficial de fundação e instalação da Santa Casa de Misericórdia ficou definida em 7 de outubro de 1981, tendo sede na Rua Alberto Scudeller, 12, Parque Prefeito Lorival José de Almeida, município de Cândido Mota, estado de São Paulo.

Tempos mais tarde, Aparecido Orlando Maia e Adail de Castro Matioli foram proclamados provedor e vice-provedor, respectivamente, em processo eleitoral para compor a primeira Mesa Administrativa e o primeiro Conselho Fiscal, cuja formação hierárquica é utilizada até os dias atuais.

Juridicamente legalizada e já ativa na assistência à saúde, faltava algo que a diferenciasse dos outros hospitais. Então, o arquiteto João José Calamita criou um símbolo visual utilizado até hoje, juntando o desenho de uma casa, uma cruz e uma auréola, para promover a instantânea identificação da Entidade.

Ao longo destes 40 anos, a Associação de Caridade da Santa Casa de Misericórdia “Imaculada Conceição”, entidade privada sem fins lucrativos na área da saúde, foi ampliando seu espaço físico, firmando parcerias com empresas públicas e privadas, a fim de sempre buscar e promover melhorias em todos os aspectos, para oferecer ao nosso público, qualidade nos serviços e atendimentos humanizados.

 

OS SERVIÇOS REALIZADOS

As portas da Santa Casa de Cândido Mota estão abertas 24 horas durante os 365 dias do ano, oferecendo um Corpo Clínico competente e qualificados colaboradores, cuja finalidade exclusiva é de prestar assistência à saúde para todos que necessitarem de atendimentos de urgência e emergência, ambulatoriais e serviços de internações, visto que responde pela totalidade dos atendimentos de urgência e emergência do município, incluindo os distritos de Frutal do Campo, Nova Alexandria e Santo Antônio do Paranapanema (Porto Almeida).

40 anos home 3Atualmente, a Entidade possui 56 leitos, tendo 30 cadastrados no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), dispostos entre as alas do pronto atendimento de urgência e emergência e da internação. Dos 25 leitos dedicados unicamente ao Sistema Único de Saúde (SUS), 15 unidades são destinadas às especialidades de atendimento com regulação interna, e 10 à Rede de Urgência e Emergência (RUE).

Os serviços no pronto atendimento contam com profissionais médicos por plantão, onde são realizadas consultas médicas; administração de medicamentos na atenção especializada e básica; inalação e nebulização; instilação de bexiga; sutura; curativo de grau I e II; aferição de pressão; sondagens diversas (gástrica e vesical); pequenas cirurgias; drenagem toráxica; paracentese; punção para esvaziamento; teste rápido; retirada de corpo estranho; retirada de pontos cirúrgicos; entre outros procedimentos.

Realiza-se exames por diagnóstico de imagem (ecocardiograma, esôfago-estômago-duodeno, endoscopia digestiva, radiologia, ultrassonografia. Em parceria com clínicas para exames de mamografia, laringoscopia, urografia, tomografia, doppler, densitometria óssea, ressonância magnética). Exames por diagnóstico gráfico (mapa 24h, enema opaco, teste ergométrico, holter 24h, eletrocardiograma, eletroencefalografia, eletroneuromiografia e cardiotocografia). Oferecemos suporte de exames de patologia clínica (laboratoriais); atendimento ortopédico com imobilização provisória, troca de gesso, tratamento conservador de fratura e infiltração; além de retaguarda médica nas especialidades de cardiologia e ortopedia.

A unidade da internação atende as clínicas médica, pediátrica, ginecologia e obstetrícia, ortopedia e traumatologia, além da clínica cirúrgica, com profissionais responsáveis por cada especialidade, e também retaguarda de anestesiologia e cardiologia. Parte desse serviço, temos um conceituado centro cirúrgico, com três salas cirúrgicas equipadas de modernos aparelhos e instrumentos, com média de 100 intervenções ao mês.

Além dos atendimentos do SUS e de particulares, a Santa Casa de Cândido Mota possui convênios com as principais operadoras de planos de saúde privativas: Unimed, Iamspe, CAASP, Cassi, S.P.A. Saúde, São Francisco Saúde, funerárias Pax Universal, Peniel, Santa Rosa e São Vicente Prever, também com empresas municipais, Assocana, Coopermota, Sindicato Rural e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Cândido Mota.

 

A PANDEMIA DA COVID-19

O ano de 2020 foi atípico. A humanidade começou a enfrentar uma pandemia viral generalizada, cujo risco de infecciosidade ainda é alto, visto que nem todos os países conseguiram vacinar suas populações. O cenário pandêmico afetou diretamente a economia mundial. Os serviços na área da saúde, principalmente nos centros hospitalares, foram paralisados e adaptados aos atendimentos ao novo coronavírus (Covid-19) quase exclusivamente. Com redução da demanda, o faturamento também diminuiu. No entanto, os custos dos insumos hospitalares, medicamentos, equipamentos de proteção, gás medicinal (oxigênio), renumeração de profissionais, entre outros, aumentaram celeremente.

40 anos home 2Em resposta à pandemia da Covid-19, a Entidade viu-se obrigada a reestruturar-se, tanto na viabilização de quartos e leitos, na admissão de profissionais específicos à linha de frente aos atendimentos dos casos suspeitos e positivados, como na busca dos insumos e equipamentos necessários, escassos no mercado.

De início, foram disponibilizados seis leitos de enfermaria, espaço de triagem, consultório médico e sala de estabilização de pacientes com sintomas agressivos. Entretanto, no primeiro semestre de 2021, houve um drástico aumento de casos no município, o que fez com que o hospital dispusesse de uma ala inteira para atender pacientes infectados com o novo coronavírus. Dos 17 leitos desse setor, 14 foram direcionados para enfermaria e 3 para atendimentos de emergência, equipados com ventiladores mecânicos e demais equipamentos imperativos à manutenção da vida, até que os pacientes fossem transferidos para outros centros hospitalares de maior complexidade.

Hoje, devido ao baixo índice de atendimentos da Covid-19, a Santa Casa retornou aos seis leitos de enfermaria e a dois leitos para pacientes com sintomas mais críticos, que serão mantidos até que reduzam significativamente as ocorrências.

 

A MENSAGEM DA SANTA CASA

A Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota entende que a busca da melhoria constante na gestão de um hospital é um processo diário, aliado a fatores como o compromisso de prestar serviços de qualidade e a escassez de recursos financeiros, principalmente às despesas oriundas do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos nossos próprios serviços, buscamos continuamente recursos necessários à manutenção das atividades por meio de parcerias com a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal de Vereadores, na captação de recursos junto aos deputados estaduais e federais. Também nesse trajeto, não podemos deixar de citar os muitos voluntários e apoiadores do nosso trabalho na construção de um ambiente favorável em prol da qualidade e da humanização dos atendimentos realizados.

A Santa Casa de Cândido Mota possui uma equipe de profissionais médicos e de colaboradores desempenhando suas atividades com competência e afeição no acolhimento, visto que algumas pessoas procuram a Entidade somente para dar vazão aos seus sentimentos. Atenção e apoio nesse amparo é extremamente importante durante o processo de cura.

É essencial lembrar que boa saúde não é somente ausência de doença, mas um dos direitos fundamentais do ser humano, definida como qualidade de vida. Deste modo, a Santa Casa de Misericórdia de Cândido Mota busca constantemente oferecer os melhores e mais qualificados serviços em assistência à saúde a quem possa necessitar.

 

Fonte: Santa Casa de Cândido Mota.
Atualização em 07/10/2021.