ACIA ELMOA Santa Casa de Cândido Mota também foi contemplada com o recebimento de cinco capacetes ELMO, que auxiliarão no tratamento dos pacientes com o novo coronavírus (Covid-19).

Tal ação foi possível por meio da campanha #Salvevidas, de iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Assis, através dos Conselhos do Jovem e da Mulher Empreendedora da ACIA, contemplando também a Santa Casa de Assis, o Hospital Regional de Assis, a UPA de Assis e de Pedrinhas Paulista.

A campanha #Salvevidas, iniciada no dia 17 de março, pela Associação Comercial e Industrial de Assis, através dos Conselhos do Jovem e da Mulher Empreendedora da Acia arrecadou total de R$ 74.300 mil para aquisição dos capacetes Elmo e treinamento para profissionais da saúde. A intenção é reduzir a demanda por leitos de UTI nos hospitais da cidade e região.

Foram adquiridos 44 capacetes, e entregues na manhã desta segunda-feira, dia 5, à Santa Casa de Assis, Hospital Regional de Assis, UPA de Assis e de Pedrinhas Paulista e à Santa Casa de Cândido Mota. Quatorze profissionais farão um curso de capacitação para manuseio dos dispositivos e, em seguida, já começarão a utilização. A entrega foi realizada pelo presidente da Acia, Nami Sabeh ao lado dos presidentes dos conselhos do Jovem Empreendedor, Alexandre Cachorrão, e da Mulher Empreendedora, Tatiana Rapchan; com a presença do vice-presidente da Acia, Nilson Mello, do prefeito de Assis, José Fernandes, e de Pedrinhas Paulista, Fred Nicolau, do vice-prefeito de Assis, Aref Sabeh, e do vereador Fernando Vieira, além da imprensa.

Sobre o capacete

O capacete Elmo é um dispositivo de suporte ventilatório, não invasivo, capaz de evitar, na maioria dos casos, que o paciente com Covid-19 seja intubado, permitindo, com isso, que menos leitos de UTI sejam ocupados. Instalados em hospitais e UPAs do Ceará, Amazonas e Minas Gerais, já apresentou dados animadores, como a redução de até 60% no número de pacientes evoluindo para estado grave e que precisariam de intubação.

O modelo desenvolvido no Brasil se baseou em dispositivos italianos e americanos. A cooperação entre a empresa Esmaltec, Universidade de Fortaleza, Senai, Fundação Edson Queiroz, Governo do Ceará, Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico e Universidade Federal do Ceará tornaram o dispositivo uma realidade com custo acessível. Uma unidade custa cerca de R$1,1 mil, enquanto que o treinamento para manuseio do equipamento sai por R$ 900 e pode ser feito online. Cada capacete pode ser utilizado por até 5 pacientes, depois disso é descartado.

Empresa que colaboraram com a Campanha: Acia, Agroterenas, Antonio e Luciele Schiavão, Bermejo´s Contabilidade, Cabonnet, Carlito Modas, Cavassini Móveis e Decoração, Cooperativa Agropecuária de Pedrinhas Paulista, Drogarias Catdral, Francisco V. G. N. Ltda, Grupo Parceiros da Serra, Gguadaim Móveis e Eletro, Hengel, Hospital de Olhos Participações S/A, Inoar, Interlagos Auto Peças, JDL Nascimento Transportes Ltda, Loja Maçônica Ordem e Justiça, Mariótica, Messen Imobiliária, Pax Pneus, Pharmácia Antiga, Polo Equipamentos e Indústria Ltda, Posto BelAssis, Posto GD, Postos Stella & Almeida, Pratcasa, Quantico Digital, Rebeca Atacarejo, Rosemeire Garcia Caetano Machado, Rotary Assis do Vale, Shoozz, Smith 340, Sol da Terra, Supermercados Avenida, Tenente Genova e Família, Turma de Educação Física 1985-Ieda, Unimed, Xavier Ferramentas.

O Diário do Vale - Redação

Fonte: O Diário do Vale.