Capacitação ventilador pulnomarIOs profissionais da Santa Casa de Cândido Mota realizaram no último dia 14 de julho, capacitação em ventilação mecânica, ministrada por André Luis dos Santos, representante da empresa Cirúrgica Neves Equipamentos Hospitalares, que demonstrou as funcionalidades, tirou dúvidas e orientou o correto manuseio, para o melhor aproveitamento do aparelho. Tal ação foi feita em razão do recebimento de três ventiladores pulmonares, resultante de parceria entre Governo do Estado de São Paulo, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo - FEHOSP, e Prefeitura Municipal, intermediada pela Secretaria da Saúde de Cândido Mota, no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a superintendente da Santa Casa, Maria Holanda Cardoso; “A Associação de Caridade da Santa Casa de Misericórdia ‘Imaculada Conceição’ oferece seus serviços de assistência à saúde à população cândido-motense desde 7 de outubro de 1981. A Entidade é responsável pelos atendimentos de urgências, emergências e informações clínicas e cirúrgicas. Porém, há mais de vinte anos tem em sua sala de emergência, ventilador pulmonar, que vem sendo utilizado no decorrer dos anos, para estabilizar pacientes que necessitam deste aparelho. Com a pandemia do coronavírus (Covid-19), vimos a necessidade de ampliar o número de ventiladores, e estas ações se tornaram possíveis com apoio da Casa Di Conti, com a doação de um aparelho novo. Adquirimos um semi-novo e colocamos em uso um aparelho que foi reparado. No final de junho, fomos contemplados com três ventiladores pulmonares em consignação, uma parceria dos órgãos competentes, Governo Estadual, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – FEHOSP e Prefeitura de Cândido Mota, que não mediu esforços em ampliar a oferta de ventiladores para contribuir com as melhorias nos atendimentos aos usuários da saúde pública do nosso Município”.


Equipe de profissionais da Santa Casa de Misericórdia ‘Imaculada Conceição’, de Cândido Mota, e a secretária municipal de Saúde, Amanda Mailio Santana, participaram na tarde desta terça-feira, dia 14, de capacitação sobre ventiladores pulmonares, com o palestrante André Luis dos Santos. Esta capacitação foi realizada em decorrência da Santa Casa ter recebido, no dia 30 de junho, três ventiladores pulmonares – Carmel, através da parceria do Governo do Estado de São Paulo, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP) e Prefeitura de Cândido Mota.

A importância destes equipamentos foi descrita pela superintendente da Santa Casa, Maria Holanda Cardoso. “A Associação de Caridade da Santa Casa de Misericórdia ‘Imaculada Conceição’ oferece seus serviços de assistência à saúde à população cândido-motense desde 7 de outubro de 1981. A entidade é responsável pelos atendimentos de urgências, emergências e informações clínicas e cirúrgicas. Porém, há mais de vinte anos tem em sua sala de emergência, ventilador pulmonar, que vem sendo utilizado no decorrer dos anos, para estabilizar pacientes que necessitam deste aparelho. Com a pandemia do coronavírus (Covid-19), vimos a necessidade de ampliar o número de ventiladores, e estas ações se tornaram possíveis com apoio da Casa Di Conti, com a doação de um aparelho novo. Adquirimos um semi-novo e colocamos em uso um aparelho que foi reparado. No final de junho, fomos contemplados com três ventiladores pulmonares, uma parceria dos órgãos competentes, Governo Estadual, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – FEHOSP e Prefeitura de Cândido Mota, que não mediu esforços em ampliar a oferta de ventiladores para contribuir com as melhorias nos atendimentos aos usuários da saúde pública do nosso município”.

Por sua vez, Amanda Mailio Santana enalteceu os profissionais que atuam na Saúde. “É muito importante os serviços da área da saúde andar lado a lado, Santa Casa e Secretaria Municipal de Saúde, principalmente nesse momento tão difícil que estamos vivenciando. Todos os profissionais que trabalham incansavelmente na saúde, tanto nas unidades quanto na Santa Casa, são verdadeiros heróis, sem super poderes, apenas com o EPI e os extremos cuidados como uma armadura para atender e cuidar da sua saúde. Ontem foi um dia muito proveitoso para alguns profissionais da Santa Casa, pois puderam participar de um treinamento de como manusear os aparelhos ventiladores recebidos pelo Estado para sala de estabilização Covid. Apesar da nossa querida Santa Casa já atender há anos com estrutura e profissional capacitado para tal, teve essa oportunidade de enriquecer ainda mais seus conhecimentos. Fica aqui nosso agradecimento ao capacitador André Luiz dos Santos, e vamos juntos vencer essa luta”.

O prefeito Roberto Bueno destacou a importância do recebimento desses aparelhos. “A nossa Santa Casa tem trabalhado diuturnamente para melhorar ainda mais sua estrutura, tanto física quanto em equipamentos, para oferecer cada vez mais atendimento melhor à população. O recebimento desses equipamentos é de suma importância, principalmente neste momento que passamos por uma pandemia, e será um legado que ficará para nossa comunidade quando tudo isso passar. Torcemos para que ninguém de nossa população precise dos equipamentos, mas, em caso de necessidade, eles estarão à disposição”. E concluiu: “Parabéns à provedoria, superintendência, mesa administrativa e funcionários da Santa Casa pelo importante trabalho que desenvolvem pela nossa comunidade. Agradecemos ao Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Estado da Saúde e à equipe da Secretaria Municipal de Saúde, através da Secretária Amanda Mailio, por nos ajudar nas articulações junto ao Estado para o recebimento dos equipamentos, e também à Câmara de Vereadores, pelo apoio na aprovação dos projetos enviados àquela Casa de Leis”.

O Diário do Vale - Redação


  

Fonte: Santa Casa de Cândido Mota.
Leia a matéria também em O Diário do Vale.

Atualizado em 15/07/2020.