Capacitação ventilador pulnomarIOs profissionais da Santa Casa de Cândido Mota realizaram no último dia 14 de julho, capacitação em ventilação mecânica, ministrada por André Luis dos Santos, representante da empresa Cirúrgica Neves Equipamentos Hospitalares, que demonstrou as funcionalidades, tirou dúvidas e orientou o correto manuseio, para o melhor aproveitamento do aparelho. Tal ação foi feita em razão do recebimento de três ventiladores pulmonares, resultante de parceria entre Governo do Estado de São Paulo, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo - FEHOSP, e Prefeitura Municipal, intermediada pela Secretaria da Saúde de Cândido Mota, no enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19).

Segundo a superintendente da Santa Casa, Maria Holanda Cardoso; “A Associação de Caridade da Santa Casa de Misericórdia ‘Imaculada Conceição’ oferece seus serviços de assistência à saúde à população cândido-motense desde 7 de outubro de 1981. A Entidade é responsável pelos atendimentos de urgências, emergências e informações clínicas e cirúrgicas. Porém, há mais de vinte anos tem em sua sala de emergência, ventilador pulmonar, que vem sendo utilizado no decorrer dos anos, para estabilizar pacientes que necessitam deste aparelho. Com a pandemia do coronavírus (Covid-19), vimos a necessidade de ampliar o número de ventiladores, e estas ações se tornaram possíveis com apoio da Casa Di Conti, com a doação de um aparelho novo. Adquirimos um semi-novo e colocamos em uso um aparelho que foi reparado. No final de junho, fomos contemplados com três ventiladores pulmonares em consignação, uma parceria dos órgãos competentes, Governo Estadual, Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo – FEHOSP e Prefeitura de Cândido Mota, que não mediu esforços em ampliar a oferta de ventiladores para contribuir com as melhorias nos atendimentos aos usuários da saúde pública do nosso Município”.

Fonte: O Diário do Vale (Leia a matéria completa).

Atualizado em 15/07/2020.