Rotary cadeiras de rodasIUma ação de solidariedade conjunta entre a empresa Casa Di Conti e o Rotary Club possibilitou a doação de duas cadeiras de rodas à Santa Casa de Cândido Mota. Tal ato é fruto de um projeto iniciado em 2019 pelos rotarianos, e teve como propósito a arrecadação de tampinhas, lacres e cartelas de medicamentos para a aquisição das cadeiras. A campanha teve participação da população e contou com o grande apoio da Casa di Conti, empresa parceira de projetos sociais no Município.


O Rotary Club de Cândido Mota iniciou em setembro de 2019, um projeto com a campanha de arrecadação de tampinhas, lacres e cartelas de medicamentos. Aos poucos, a campanha foi se espalhando e conscientizando as pessoas, que começaram a separar os materiais e entregando-os aos rotarianos. “Contamos com uma enorme participação da diretora administrativa, Camila Martins, das crianças, funcionários e diretoria do Centro Vocacional ‘Frei Paulino’, realizando assim, um verdadeiro trabalho de formiguinhas”, disse a presidente do Rotary no município, Mariazinha Gonçalves.

Segundo ela, no final de dezembro de 2019, a Casa Di Conti, através da Gerente da Qualidade e Meio Ambiente, Sueli Pessoni, a procurou, com o intuito de apoiar a Campanha das Tampinhas. “Esse apoio se dá pela separação das tampas plásticas oriundas de perdas nos processos de envase dos refrigerantes e também de uma mobilização dos funcionários da empresa, que também são incentivados a separar as tampinhas em casa para também serem juntadas”, descreveu Mariazinha.

Mais recentemente, a Casa Di Conti procurou a gestão da rede de Supermercados Avenida, solicitando a disponibilização de um local para instalação de uma caixa para arrecadações de tampinhas, o que foi prontamente cedido nas dependências da loja 11, em Cândido Mota. “Havia, ainda, o desafio de encontrar um comprador para as tampinhas, e tornar aquele material, ora resíduo, no objetivo do projeto social, que são cadeiras de rodas. Até que um empresário, contatado pela Casa Di Conti e proprietário da empresa de recicláveis Eco Termoplástico Indústria, da cidade de Guaimbê, se sensibilizou com a causa e efetuou a compra generosa do material até então acumulado, cerca de 322 quilos de tampinhas. O montante resultante foi suficiente para a aquisição de duas cadeiras de rodas”, ressaltou Mariazinha.

Foi com muita felicidade, que no último dia 29, entregamos as cadeiras para a Santa Casa de Cândido Mota, sendo recebidas pelo provedor José Augusto e pela superintendente Maria Holanda”, disse.

O projeto que inicialmente tinha somente o cunho social, com o intuito de adquirir cadeiras de rodas, mostrou-se também viável a questão ambiental, visto pela adesão da sociedade e o montante de tampinhas arrecadadas. Assim, foi evitado que todo esse material pudesse ser destinado, por vezes, erroneamente ao Meio Ambiente. No caso da Casa Di Conti, que já possui a separação seletiva dos materiais recicláveis e efetua a correta destinação, a separação desse material para o projeto demonstra o quanto essa empresa se importa e respeita nossa sociedade”, disse a presidente do Rotary. "O projeto é uma verdadeira corrente do bem, e continuará por prazo indeterminado. Inclusive, a Casa Di Conti demonstrou intenção de estender os locais de arrecadações para outros pontos comerciais e públicos da cidade, para uma maior adesão de solidários. A nossa gratidão a cada um que participa e faz acontecer!”, finalizou Mariazinha.

O Diário do Vale - Redação


  

Fonte: Santa Casa de Cândido Mota.
Leia a matéria também em O Diário do Vale.

Atualizado em 07/07/2020.